VPN – Nova febre?

Autor: Telium Networks
Publicação: 23/04/2021 às 10:20

Quando falamos sobre VPN ser uma nova febre, devemos pensar sobre as razões que possam existir para uma rede particular de alto desempenho e boa segurança não se tornar um “modelo padrão” em uma época em que a execução de serviços e trabalhos remotos é fundamental.

Se você acompanha o blog há algum tempo, entende o conceito de Virtual Private Network (Rede Virtual Privada) e seus usos como recurso e serviço, tanto para o ambiente empresarial quanto para o usuário doméstico.

De modo simplificado, o conceito de VPN consiste em montar uma rede privada em cima da malha de rede pública, de forma que os pacotes de dados são transmitidos pela rede pública através de protocolos padrões e criptografia, como se fosse um túnel direto de acesso entre o seu computador e servidor operado por VPN. Os dados são protegidos por um sistema de tunelamento e criptografia que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias à privacidade dos usuários.

*Caso você queira entender um pouco mais sobre VPNs, você pode conferir este artigo.

Dito isso, vamos começar este artigo pelos motivos para não utilizar VPN.

 

Contras

As desvantagens da utilização do VPN existem apenas quando comparadas com outras tecnologias que podem ser mais eficientes e seguras, como a conexão lan-2-lan.

 

Vantagens

No entanto, os benefícios da VPN surgem rapidamente quando entramos no aspecto econômico. Por utilizar redes públicas como base, o serviço entrega um enorme custo benefício para a empresa, tornando-se uma excelente solução na maioria dos casos.

A segurança da VPN também pode ser melhorada com protocolos adequados e uma montagem feita por profissionais capacitados, de forma que seja tão segura quanto as alternativas de maior valor.

Nesse quesito, as VPNs da Telium contam com o apoio de NGFW (Next Generation Firewall) e tecnologia Fortinet, parceira especializada em segurança, que nos auxilia a manter a integridade da VPN dos nossos clientes.

 

Por que VPN seria uma nova febre?

Existem três características que tornam as VPNs extremamente interessante no cenário atual de mercado e tecnologia: valor, versatilidade e agilidade. Resumindo, é um método de baixo custo, que se adequa às necessidades do cliente e pode ser implementado rapidamente.

Graças ao cenário atual, diversas empresas precisaram migrar suas operações para modelos remotos rapidamente, de maneira que suas operações cessassem pelo menor tempo possível e isso impulsionou a adoção de VPNs por muito players do mercado.

Claro, do lado do usuário doméstico, também houve um grande aumento de VPN, mas não como um serviço de conexão, mas sim de privacidade.

Se você leu nossos artigos sobre o tema, sabe que muitas empresas fornecem serviços de VPN para que os usuários domésticos “mascararem” sua conexão e evitem coletas de dados e informações na web. Outro motivo, é utilizar a VPN para acessar conteúdo indisponível no território, por exemplo, plataformas de streaming só disponíveis nos EUA, ou, em casos extremos, para acesso à informação em países que limitam o acesso à internet.

 

Devo adotar a VPN?

Se você é um usuário doméstico, adotar um serviço simples de VPN para proteger suas informações pessoais é uma opção muito interessante no quesito privacidade.

Agora, se você é uma empresa querendo montar uma VPN própria, no presente momento, talvez seja a opção mais interessante disponível, a não ser que sua empresa possua demandas especiais que exijam uma conexão lan-2-lan.

Seja qual for sua opção, a Telium está aqui para atender as suas necessidades e te ajudar a aderir o melhor serviço para a sua empresa!