VPN em tempos de Home Office

Autor: Telium Networks, 29/05/2020 às 09:00

2020 trouxe à tona novas dinâmicas de trabalho, e com a crise da COVID-19, a necessidade de isolamento social deixou evidente a importância de adaptar e as empresas foram obrigadas a adotar o trabalho remoto.

Aquelas que possuíam estrutura e conhecimento tecnológico fizeram rapidamente a transição, evitando uma parada brusca nas suas atividades, enquanto as outras se vêem forçadas a correr contra o relógio para se adequar a famosa transformação digital.

Uma das formas de integrar uma empresa por acesso remoto de maneira eficiente é a utilização de uma VPN.

 

O que é VPN?

A VPN (Virtual Private Network) ou Rede Virtual Privada, é construída em cima da rede pública, ou seja, a internet.

O que ela faz é criar caminhos que ligam diversos pontos de intranet (estrutura de redes internas de uma empresa) entre si.

De modo prático, é possível enxergá-la como uma estrada que te leva da sua casa até o trabalho, porém, de maneira virtual.

Para configurar a VPN existem alguns serviços de acesso remoto como o RAS (Remote Access Service) disponível para windows 2000 ou superior, ou o SSH (Secure Source Shell) disponível para Linux por exemplo.

Para enviar os dados de maneira segura, uma VPN irá utilizar um protocolo que irá fazer a criptografia dos dados e gerar uma chave de acesso.

Essencialmente, é como colocar a informação dentro de um cofre, que apenas você e o receptor designado têm a chave. Ele recebe o cofre, abre e recupera a informação, depois, ele responde a sua informação, colocando-a dentro do cofre e envia de volta até você.

Dessa forma, os dados são enviados de forma segura.

A segurança da VPN, porém, depende de como ela é implementada, e existem muitos serviços vulneráveis no mercado. Por isso é importante contratar uma empresa competente para implementar a tecnologia de forma segura e sem vulnerabilidades.



VPN e Home Office

Com a necessidade crescente de opções para home office, uma estrutura de VPN pode ser a solução perfeita para diversas empresas.

Através da VPN o funcionário pode acessar todo o ambiente virtual da empresa e operar como se estivesse presente, mesmo que trabalhando de maneira remota.

É possível também utilizar a VPN como ponte para serviços, permitindo que funcionários de uma empresa contratada acessem, por meio da VPN da empresa deles, o ambiente interno da sua empresa.

A facilidade e integração de ambientes torna possível trabalhar remotamente com funcionários e parceiros comerciais de maneira eficiente e segura.

Quais são as vantagens de possuir VPN?

Uma das grandes vantagens da tecnologia é a opção não presencial de serviço e gerenciamento de uma companhia. Tornando possível controlar o que ocorre internamente mesmo estando distante.

Outra grande vantagem dessa integração é a facilidade de comunicação de ambientes virtuais entre sede e filial. Centralizando o padrão de operações e evitando que diferentes filiais operem de formas distintas, o que poderia comprometer a eficiência de algumas delas.

E por fim, outra grande vantagem da VPN é a redução nos tempos de resposta, ou seja, agilidade.

Quedas de servidores e problemas com serviços podem ser remediados de maneira muita mais veloz quando o técnico não precisa gastar tempo em percurso até o local, assim como diversos serviços emergenciais podem ser providenciados quase que imediatamente sem a necessidade da presença dos funcionários no local de trabalho.

Para corporações, essa economia de tempo pode representar alguns pontos percentuais muito relevantes no balanço das contas.

Por que utilizar o VPN?

Existem dois motivos muito simples para a utilização da tecnologia, sendo eles: preço e segurança.


  • Preço – O VPN substitui a necessidade da utilização de linhas privadas, que são extremamente caras e de alta manutenção.

  • Segurança – Com o uso de um protocolo adequado é possível utilizar redes de comunicação não confiáveis, como as redes públicas, de maneira extremamente segura.


Esses dois fatores tornam a VPN uma grande carta na manga de grandes, médias e pequenas empresas.

Por isso, para aqueles que objetivam trazer seus negócios para o mundo do trabalho remoto, a Telium tem especialistas prontos para levar os protocolos mais seguros e eficientes de VPN para a sua empresa!

Fale com nossa equipe comercial e conheça todas as soluções da Telium.

Nuvem de tags