Veja como reduzir os custos das operações de TI

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 11:52

Em muitas empresas, o setor de TI está sob intensa pressão para continuar a implementar iniciativas de redução de custos. Com o avanço das tecnologias de internet, ficou mais fácil viabilizar o setor, desde que haja um planejamento com foco na aplicação de estratégias que visem reduzir custos operacionais.

O problema é que, devido a conflitos de prioridade e limitações de recursos para a área, muitas oportunidades de melhorias não são aproveitadas, impedindo a máxima eficiência do setor no negócio. No entanto, independentemente da localização ou tamanho da empresa, ao aplicar essas dicas de redução de custos, será possível ter economias significativas, além de ver a eficiência aumentar.

Conheça agora seis dicas simples e práticas de como reduzir custos das operações de TI na empresa!

1. Transfira a infraestrutura de TI para a nuvem

A primeira dica é transferir toda ou parte da infraestrutura de TI para a Cloud Computing (Computação em Nuvem). Apesar de ser um investimento, inicialmente, essa medida trará uma grande solução em redução de custos. Sem contar que a eficiência operacional terá melhoras consideráveis. Veja algumas vantagens dessa estratégia:

  • A empresa não precisará mais gastar com compra, manutenção e atualização de softwares e hardwares;

  • Paga apenas pelos serviços utilizados;

  • É escalonável, dando a liberdade para a empresa crescer sem grandes investimentos;

  • O consumo de energia cai drasticamente, já que os servidores e equipamentos de refrigeração não são mais de responsabilidade da empresa;

  • Não se perde mais tempo e dinheiro devido a quedas de sistemas, uma vez que os dados são clonados em servidores auxiliares para dar continuidade ao negócio;

  • A segurança das informações é garantida por meio de protocolos de segurança definidos pelo fornecedor e empresa;

  • O acesso aos dados e sistemas fica restrito a colaboradores e gestores devidamente autorizados;

  • A mobilidade agregada aos dados e sistemas possibilita reduzir custos com transporte, aumentando o tempo de produtividade.

Com o custo de energia aumentando a cada mês, manter uma infraestrutura local é um modelo que não funciona mais tão bem. Além disso, há riscos de acidentes ou invasões que podem causar a perda de todas as informações valiosas da empresa.

Por outro lado, o uso de novas metodologias, como a Cloud Computing, pode resultar em um Data Center mais econômico, utilizando menos energia e ocupando menos espaço, além de ser muito mais seguro e eficiente.

Outra grande vantagem dessa metodologia é o suporte para usuários finais e para a empresa, que tem o tempo de resposta das solicitações reduzido a menos da metade, com o foco maior na resolução de problemas.

2. Renegocie contratos com os fornecedores

Quando se trata de reduzir custos de TI, rever contratos e renegociar condições com os fornecedores podem ser excelentes alternativas. Se você parar para analisar, verá que aproximadamente metade dos gastos do setor é direcionado para prestadores de serviços, como: fornecedores de internet, operadores de telefonia móvel, licenças de uso para softwares e hardwares etc.

Sendo assim, uma boa saída é ficar atento aos valores de mercado para negociar preços mais justos com os fornecedores. Pesquise planos mais adequados e que atendam às necessidades da empresa, sem perder a qualidade no setor. Você se surpreenderá com a economia que pode gerar ao fazer isso.

3. Retenha dados e monitore os resultados

Essa é outra estratégia que, se for bem aplicada, pode reduzir custos de TI em larga escala. O volume de dados gerados cresce muito a cada ano, exigindo que a empresa tenha maiores capacidades de retenção e armazenamento.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a redução de custos operacionais de TI, mas a capacidade de armazenar e manipular um volume maior de dados dará as informações necessárias e precisas sobre como aproveitar as melhores oportunidades de redução de custos e alavancar o negócio.

Como o preço dos equipamentos com maior capacidade de armazenamento vem caindo, estabelecer um controle mais rigoroso é possível e necessário. Uma solução simples e mais barata é a utilização do Big Data Analytics. Com ele, você pode armazenar e classificar os dados para conseguir informações valiosas, além de poder realizar uma boa gestão de recursos de TI.

Um sistema de Big Data e Big Data Analytics pode ajudar não só a reduzir custos, como também a otimizar o direcionamento dos investimentos para ter maior foco na produtividade.

4. Simplifique as operações de TI

Grande parte dos custos de TI é originada pelo tempo e esforço dedicados a operações desnecessárias ou de baixa produtividade. A dica aqui é mapear os processos. Analise o que é feito e descubra a importância que cada tarefa tem para o setor. Abandone certos procedimentos e substitua e/ou otimize outros para agregar eficiência na prestação de serviços.

Com o tempo cada vez mais apertado, operações descomplicadas serão a chave para o sucesso. Lembrando que, ao otimizar as operações de TI, a empresa agrega eficiência e reduz custos ao mesmo tempo.

5. Gerencie os ativos de TI

O processo de gerenciamento dos ativos de TI, por si só, pode não ser a solução definitiva, mas é uma ferramenta eficaz para se avaliar e identificar oportunidades de redução dos custos.

Esse procedimento pode ajudar a determinar a vida útil de certos ativos, adiar atualizações, eliminar ou combinar o licenciamento de uso de softwares e substituir ou renegociar contratos de serviços prestados por fornecedores. Realizar um bom gerenciamento dos ativos de TI viabiliza os investimentos feitos no setor.

6. Aplique o multisourcing

Sourcing é talvez a decisão mais estratégica voltada para os líderes de TI nos dias de hoje. Isso porque o sourcing não se trata de uma terceirização comum. Mais especificamente com o multisourcing, os gestores de TI podem ter acesso a qualquer recurso (profissionais, sistemas, equipamentos) pelo tempo que precisarem, de forma simples e rápida.

Se você necessitar da execução de uma tarefa fora de seu portfólio só para atender um cliente específico, por tempo limitado, basta adotar um sourcing. Além de conquistar o consumidor, você não precisará gastar rios de dinheiro com contratos de fornecimentos duradouros e, muitas vezes, desnecessários depois de um tempo.

Podemos dizer que o multisourcing é o outsourcing melhorado, pois permite que a empresa trabalhe com diversos fornecedores — cada um selecionado criteriosamente. Essa é uma tendência forte para apoiar estratégias de redução de custos e tornar o setor mais eficiente.

Agora é com você! Coloque essas dicas em prática e veja o setor de TI reduzir custos enquanto fica mais eficiente.

Não se esqueça de seguir a gente nas redes sociais para ficar sempre por dentro do assunto! Estamos no Facebook e no LinkedIn!