Trabalho remoto e a transformação digital nas empresas

Autor: Telium Networks
Publicação: 31/07/2020 às 10:18

Como colaboradores e empresários lidam com a realidade do trabalho remoto cada vez mais presente na vida dos brasileiros

 

Não precisamos olhar muito longe no passado para perceber que as dinâmicas de trabalho estão mudando. Muitos formatos amplamente utilizados nas últimas décadas estão se transformando e dando espaço para novos modelos modernos e mais eficientes.

Do “fordismo” do início do século passado até a automatização das últimas décadas, formas de trabalho e produção mudaram e com serviço não é diferente.

É incrível pensar que nos anos 80 a internet era um bebê saído das bases de pesquisa militar, pouco a pouco encontrando seu espaço no mercado comercial.

Enquanto a internet dava seus primeiros passos, no início dos anos 90 a telefonia começava a se proliferar, os primeiros celulares entravam no mercado, enormes e nem um pouco práticos, assim o conceito de mobilidade começava a surgir.

O início do trabalho remoto

Executivos e funcionários começam a ganhar alguma liberdade para se deslocar de seus escritórios enquanto trabalham ativamente em trânsito, e aos poucos a internet foi tomando conta.

Com a chegada da banda larga no início dos anos 2000 era possível se conectar de maneira ininterrupta e o acesso a ambientes digitais começou a se popularizar.

Aos poucos as dinâmicas de trabalho foram mudando e diversos setores foram ganhando liberdade de seus escritórios, dando força ao trabalho remoto.

 

2020: diante da pandemia o trabalho remoto se consolida

Atualmente o trabalho remoto já é uma realidade presente no mundo e avançando fortemente no Brasil.

Para diversos funcionários é uma questão de saúde física e mental. O tempo reduzido no trânsito, a liberdade no gerenciamento de horas e a proximidade da família colaboraram para um perfil de funcionário mais satisfeito e produtivo, geralmente em casa.

2020 está no centro dessa transição, é uma época de mudanças em que as empresas começam a renunciar às estruturas gigantescas por ambientes mais compactos para quando há a necessidade da presença de apenas certos grupos de funcionários.

Por outro lado, espaços de coworking se popularizam e bares e cafés começam a investir em estrutura de internet para que seus clientes possam trabalhar tranquilamente.

Não se pode negar que a presença física do funcionário na empresa se tornou dispensável e eventual, destacando novos modelos de atuação, bem como novas formas de identificar performance e produtividade, que por sua vez gera insights para aplicativos e plataformas online que surgem a todo momento, trazendo o trabalho remoto para o centro desta transformação.

 

As tecnologias e o impacto no trabalho

Para que toda essa revolução nos meios de trabalho aconteça, uma grande evolução tecnológica foi necessária. Um ponto de destaque são as redes em fibra ótica. Com velocidades altíssimas, elas permitem a conectividade com baixa latência, proporcionando velocidade ao trabalhador remoto.

Com a utilização das redes em fibra e um Data Center robusto, a maioria das empresas pode ter um ambiente virtual próprio (mesmo terceirizando esse tipo de serviço) e facilitar a interação entre trabalhadores remotos e parceiros comerciais.

Outra alternativa muito utilizada e de baixo custo é a criação de VPNs que facilitam essa conectividade entre usuários e ambiente virtuais; e a comunicação entre ambientes virtuais distintos.

Essas estruturas são suportadas pelo backbone  da infraestrutura de rede brasileira, que é um dos mais robustos do mundo.

Outra tecnologia também muito utilizada pelas empresas é o VOIP, que vem como um grande concorrente em 2020 para tomar o lugar da telefonia tradicional.

A consistência de inovações que surgem ano a ano e as pesquisas tecnológica são um seguro de que ambientes virtuais irão eventualmente se tornar a norma no mercado.

Para o futuro próximo temos a super aguardada rede 5G que está chegando ao mercado rodeada de expectativa e polêmica.

Um fato é, vivemos em uma época em constante evolução e são tempos excitantes para os amantes da tecnologia.

 

Trabalho Remoto e o Isolamento.

No momento da produção deste texto nós estamos vivendo um cenário de isolamento social devido ao Sars-Cov2, vírus da família dos “Coronavírus” responsável por causar a COVID19.

A resposta mais simples à pandemia, e indicada pelas autoridades médicas e científicas, foi a medida de isolamento social, o que impactou severamente no mercado e nas dinâmicas de trabalho.

Empresas com estrutura virtual com suporte ao trabalho remoto saíram na frente, tomando um golpe bem menos severo do que aquelas que não tinham disponibilizado aos seus funcionários a opção de home office.

A situação atual mostra a fragilidade do sistema tradicional presencial e a necessidade de planos de contingência para novos cenários de limitação de movimento público e a necessidade de, mesmo não sendo algo ótimo para seu negócio, ter a opção de home office a disposição, para quando for necessário.

A infraestrutura de uma empresa pode ser a salvação em muitas situações delicadas e isso certamente vem se comprovando durante a pandemia.

O ponto é, o investimento em infraestrutura se paga, possibilita a escalabilidade da empresa e pode funcionar como uma rede de segurança em tempos de crise.

Àqueles que investiram na conectividade nos últimos anos certamente colhem os frutos dos investimentos durante o dia a dia da empresa e agora possuem uma rede de segurança para continuarem suas operações, mesmo com o mínimo de funcionários.

 

Qual o momento de migrar?

Se o seu negócio permite home office, o momento de disponibilizar essa opção de trabalho remoto para a sua equipe e entrar de vez no universo da conectividade é agora.

Existem aqueles que foram precavidos e vieram investindo constantemente, há aqueles que são reativos e estão percebendo a mudança na dinâmica de serviço e por último há o tradicionalista, que irá insistir em um modelo antigo e que não optará pelo trabalho remoto.

A escolha sobre entrar no futuro é sua, e nós estamos aqui para contribuir com a transformação digital do seu negócio e assim dar os primeiros passos e seguir caminhando junto com o avanço da tecnologia.

Fale com o nosso time especializado. Entre em contato com um dos nossos consultores.