Telefonia rural em 2020: das velhas às próximas tecnologias
Autor: Telium Networks
Publicação: 23/11/2020 às 10:18
Todo mundo que já se dispôs a viajar para lugares mais afastados sabe que a vida não se resume à modalidade urbana. Longe disso, a realidade das capitais chega a ser incrivelmente diferente das localidades rurais.
Transporte, alimentação, estilo de vida e até mesmo o despertador são diferentes. Sim, existem alguns lugares que realmente utilizam métodos naturais como o nascer do sol ou cantar do galo para marcar a hora de começar mais um dia de trabalho.
Dito isto, é natural imaginar que a telefonia e comunicação rural tenham suas peculiaridades em relação ao que vemos nas regiões urbanas.
Quais são as dificuldades encontradas
Vamos começar pelos empecilhos, existem localidades geográficas de difícil acesso, e não estamos falando de sujar o 4x4 de lama, estamos falando de levar caminhões, funcionários e levantar torres de transmissão.
Outros lugares estão simplesmente longe demais e o sinal tradicional chegaria completamente degradado. Talvez um exemplo comum sejam as zonas sem cobertura de celular.
Enfim, quanto mais longe, mais complicado e isso exige que serviços especializados estejam disponíveis para que possamos nos comunicar com essas regiões.
Alcançando as zonas rurais
O fato da comunicação rural ser difícil, principalmente quando comparada à urbana, não significa que é impossível, existindo várias tecnologias disponíveis para suprir a demanda.
Telefone Rural
Como as antenas costumam estar bem longe dessas regiões, o sinal é bem fraco e requer equipamentos especiais para poder utilizá-los.
Apesar de parecer com um telefone fixo, o telefone rural é compatível com os chips de celular.
Ele possui uma antena de alto ganho e possui maior amplitude de sinal, permitindo a comunicação com as torres mais afastadas.
Por ser um equipamento crucial, esses telefones costumam ser mais robustos que os convencionais e possuem diversas outras funções, como o envio de mensagens, discagem rápida, modem GPRS, verificação de banda, entre outras.
Tecnologia e evolução
A preocupação com o alcance geográfico da telefonia não é recente, começando no final dos anos 80 quando a Motorola criou a empresa Iridium com o objetivo de tomar a vanguarda do setor.
A lógica por trás da empresa se baseava nos altíssimos custos das antenas de telefonia celular e o difícil alcance às áreas rurais.
Com isso, a Motorola iria utilizar um sistema de 77 satélites de baixa órbita para fornecer sinal global, a uma modesta quantia de U$ 3mil por aparelho e U$ 5 por minuto, o que tornaria a empresa rentável.
O que a Motorola não esperava é que a evolução tecnológica durante os anos 90 seria incrivelmente rápida, melhorando e barateando muito as antenas, o que tornou o sistema de satélites Iridium dispensável e gerando um prejuízo de U$ 10 Bilhões.
2020
Estamos no início de uma nova década e o avanço da telefonia continua em franca ascensão.
Vimos o 3G e 4G facilitarem em muito a telefonia rural durante a última década, com o vasto aumento de espectro e frequência, a qualidade do serviço nas regiões rurais é incomparável ao que era nos anos 90 e 00.
Atualmente, uma das tecnologias mais promissoras é o 5G, que mesmo envolto em polêmicas, está chegando para ficar e revolucionar o mercado.
Outra inciativa interessante é o implemento da LTE 4G 700MHz, exatamente o mesmo modelo utilizado nas regiões urbanas, que pode facilitar a conexão nas regiões rurais.
O que esperar?
Enquanto vislumbramos algumas ideias que surgem com grande força no mercado, avanços inesperados como o que frustrou a Iridium podem surgir a qualquer momento e revolucionar novamente o universo da telefonia rural.
Por isso, estamos sempre atentos às últimas inovações e como elas podem beneficiar nossos parceiros comerciais!