Serviços Anti-ddos – devo contratar algum?

Autor: Telium Networks
Publicação: 16/09/2022 às 11:00

Vale a pena contratar serviços Anti-DDOS?

Para responder a essa pergunta é preciso, primeiro, que saibamos o que é um serviço Anti-DDOS. Para tudo o que traz o prefixo anti, é necessário descobrir a definição do que o sucede. Então, vamos começar por aí, delimitando o que é o DDOS.

Os ataques DDOS

Um ataque DDOS, sigla da expressão em inglês Distributed Denial-of-Service que na tradução significa Negação de Serviço Distribuída, é um ataque em escala, orquestrado, por um número grande de dispositivos infectados que tem como consequência prática a inutilização dos serviços oferecidos no ambiente digital pela organização. Durante um ataque DDOS bem-sucedido não é possível atender clientes ou vender produtos pois o servidor da empresa está congestionado por milhares de acessos de dispositivos que só tem o intuito de inviabilizar o tráfego dos dados.

Esse ataque tem diferentes tipos e usualmente, no âmbito comercial, tem três grandes objetivos: atrapalhar produtos ou serviços de concorrentes, a extorsão, o ataque só para mediante pagamento ou outro tipo de vantagem solicitada pelos agressores, ou ser um chamariz que impede ou dificulta a identificação de invasões mais sofisticadas.

Como se proteger de um ataque DDOS?

As ações contra um ataque DDOS serão, via de regra, responsivas, sendo medidas tomadas apenas a partir da detecção do tráfego indesejado. Investir na prevenção a ataques DDOS é investir em sistemas que consigam mitigar esses efeitos desde o primeiro momento dessa detecção, de preferência no “segundo zero” do ataque, para que suas consequências não sejam sentidas pelos clientes e demais usuários do sistema.

Para atingir esse objetivo, os serviços anti-DDOS traçam algumas linhas estratégicas elencadas a seguir.

Servidor robusto

Tendo em vista que um ataque DDOS se baseia em inutilizar um sistema por meio de um tráfego de larga escala, a depender do tamanho desse fluxo, a capacidade do servidor pode ser um ponto de suporte para diminuir os efeitos da agressão. Se o servidor for capaz de suportar o tráfego indesejado, os usuários legítimos podem não ser afetados.

Serviços de assistência e monitoramento

São serviços que permitem, de um lado a rápida identificação de um ataque DDOS e, por outro, conseguem diminuir ou eliminar o seu impacto para os usuários finais.

O monitoramento eficaz diminui o tempo de resposta de medidas de defesa que trazem como principais pontos backup em redes seguras, usualmente na própria nuvem, que permitem o direcionamento dos usuários legítimos para os serviços respectivos.

Em maior ou menor grau todas as organizações estão ameaçadas por esse tipo de ataque, já que eles possuem objetivos diversos e podem ter como motivação, inclusive questões pessoais, alheias ao mercado ou benefícios econômicos, até mesmo a diversão. Infelizmente existem pessoas com esse gosto.

Por isso é importante manter um sistema de monitoramento eficiente, medidas de segurança relativamente simples, como as elencadas até aqui podem prevenir a sua empresa de perder um tempo precioso sem atividade, e consequentemente sem vendas, na rede.

Para decidir se vale ou não a pena investir em serviços anti-DDOS o primeiro passo é avaliar esses possíveis prejuízos e comparar com os custos de sua implementação.