Segurança de nuvem e devsecops

Autor: Telium Networks
Publicação: 11/11/2022 às 11:00

No presente post vamos tratar sobre a segurança em nuvem e a abordagem DevSecOps, suas características e vantagens, para que você possa conhecer melhor essas opções que ajudam a garantir mais tranquilidade para o seu sistema, dados e clientes.

Nuvem não é, necessariamente, mais segura

Como principais vantagens, a estrutura em nuvem traz escalabilidade e modernidade, e, assim como qualquer outra arquitetura que pode ser implementada, carece de uma atenção especial e própria à segurança.

Com a nuvem, é mais fácil estar em conformidade com órgãos reguladores e legislação como o Bacen, a LGPD e GDPR, mas para isso é necessário um processo de governança de dados bem implementado.

A chamada “baseline” de segurança da arquitetura em nuvem tem como alguns de seus pilares a segregação de ambiente, o controle de acesso e padrões de proteção a dado. Essas diretrizes servem como padrões para que os envolvidos não adotem práticas aleatórias, de acordo com suas necessidades e rotinas próprias de trabalho e acabem por comprometer a segurança de todo o sistema.

Em alguns casos, a depender do ramo de atuação e características da companhia, esses procedimentos padrões incluem a abordagem DevSecOps.

O que é DevSecOps?

A expressão DevSecOps se origina da junção, em inglês das palavras desenvolvimento, segurança e operações e traz, como conceito, a ideia de que todos os envolvidos, em todos os momentos do desenvolvimento de uma aplicação, devem estar participando da promoção da segurança da informação. Não há, portanto, um momento para o desenvolvimento de determinada solução para, em seguida, a equipe especializada em segurança trabalhar suas vulnerabilidades, essas questões devem ser, sempre, trabalhadas de forma simultânea.

Como curiosidade, é legal destacar que alguns afirmam que o DevSecOps é, de certa forma, uma evolução do DevOps, que tenta trazer esse alinhamento de especialistas, mas com habilidades “apenas” nas áreas de desenvolvimento e operações. A estrutura DevSecOps é um avanço nesse sentido, pois abandona uma abordagem reativa em relação ao quesito segurança, permitindo que o projeto já nasça com uma forte tendência a prevenir vulnerabilidades do sistema, de forma integrada às funcionalidades.

Uma outra grande vantagem do DevSecOps é o ganho de tempo ao longo do processo, já que tudo é idealizado e testado de forma simultânea.

Além disso, com o DevSecOps é possível utilizar o backlog do time correspondente para incluir tarefas específicas de segurança, com a aplicação de ferramentas de análise de vulnerabilidades, como, por exemplo, o SAST e DAST. Tal possibilidade permite que os responsáveis pela segurança não necessitem realizar o acompanhamento detalhado das entregas nem executar ferramentas manualmente.

O DevSecOps garante a integração, com essa abordagem a tendência é que o próprio processo de desenvolvimento se torne mais consolidado no que se refere à segurança e que o produto final já seja entregue com um nível que facilitará o trabalho de monitoramento e prevenção de riscos.

Frentes de trabalho DevSecOps

Em linhas gerais, o DevSecOps abrange as seguintes linhas:

Análise de código – Que visa dividir a entrega dos códigos permitindo que as vulnerabilidades sejam identificadas com maior velocidade.

Gerenciamento de mudanças – Que busca permitir que todos possam enviar sugestões de melhorias, também com a intenção de dar maior agilidade a esse processo.

Monitoramento de conformidade – É o estado de prontidão para auditorias e verificação que promove uma maior qualidade dos processos.

Investigação de ameaças – Monitoramento de possíveis ameaças e vulnerabilidades em cada atualização, para diminuir o tempo de resposta.

Avaliação de vulnerabilidade – Análise do tempo de resposta e correção a vulnerabilidades.

Treinamento de segurança – Qualificação de engenheiros de software e TI de acordo com as diretrizes para as rotinas do desenvolvimento e operação do projeto.