Redução de custos – Quais as boas práticas para reduzir custos em TI?

Autor: Telium Networks
Publicação: 03/06/2021 às 11:00

A estrutura de TI de uma companhia tem ganhado extrema relevância nos últimos anos. Primeiro pela grande evolução tecnológica que vem ocorrendo principalmente do início do século até hoje e, segundo, por todas as transformações que foram aceleradas pela pandemia do Covid-19 e a necessidade de transformação digital por parte das empresas.

Atualmente, é impossível pensar em um negócio minimamente sustentável sem o investimento em uma estrutura de TI funcional e que se adeque às demandas do mercado e da companhia. Porém, não é por ser tão indispensável que uma estrutura de TI deve ser onerosa. Pensando nisso trazemos na sequência alguns pontos que podem ajudar você e a sua companhia a diminuir os custos de TI.

Investimento em automatização de processos

A automatização de processos da área de TI contribui para a diminuição de custos, pois, além de evitar “retrabalhos”, ajuda a melhorar a produtividade e os índices de erros.

Nuvem

Por ser escalável e flexível, a computação em nuvem é uma ótima opção para diminuir e encaixar os custos com a área de acordo com as demandas do negócio e do mercado. Com a computação em nuvem é possível rapidamente dar um upgrade ou downgrade nos diversos serviços de TI de acordo com as variações no desempenho dos negócios da empresa.

Implementação de indicadores de performance

Os indicadores de performance são ferramentas indispensáveis para e gestão e planejamento estratégico de qualquer área de uma companhia e até mesmo para o planejamento de um negócio, pensando de maneira mais abrangente. Afinal, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!

Nesse sentido, a definição de indicadores de performance da área de TI pode ajudar a trazer uma visão mais completa de quais processos e serviços estão sendo sobre ou subutilizados, por exemplo.

Monitoramento de licenças e contratos de softwares

É essencial ter o controle sobre todos os contratos e licenças de softwares utilizados pela área de TI para que essas contratações sejam otimizadas, permitindo a recontratação por valores menores ou a compra de pacotes mais vantajosos. Além disso é possível que ao longo do tempo surjam opções melhores e mais adequadas às necessidades da sua empresa e quanto antes elas forem adotadas melhor.

Adotar uma política de gestão de operações

A gestão das operações da área de TI é fundamental para a diminuição de custos do setor. A gestão das operações de TI envolve o planejamento estratégico da área, sendo assim, o primeiro passo é estruturar um plano de ação que contemple objetivos de médio e longo prazos, incluindo principalmente o monitoramento e a prevenção de ameaças e a preparação para o gerenciamento de crises.

Prevenir crises, e saber gerenciá-las, quando não for possível evitá-las, é indispensável para diminuir os custos da área de TI de sua companhia. Apagar “incêndios” no setor pode ser caro e até fatal para seu negócio!

A Telium conta com especialistas que podem ajudar sua equipe estruturar ou reestruturar a área de TI de sua companhia, otimizando processos e reduzindo os custos do setor.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas: conte com a gente para ajudar você e a sua companhia a atingirem todos os seus objetivos!