Problemas de vulnerabilidade para evitar em 2022

Autor: Telium Networks, 15/04/2022 às 11:00
Problemas de vulnerabilidade para evitar em 2022

Invulnerabilidade é uma palavra que, infelizmente, não faz parte do vocabulário de um profissional de TI. Ao contrário, todo sistema possui algum ponto fraco, mesmo que este ainda não tenha sido encontrado, ou criado.

Conforme a tecnologia avança, sistemas que antes eram virtualmente impenetráveis começam a ficar suscetíveis a certos ataques, exigindo atenção, manutenção e atualização. Por isso, decidimos listar os principais problemas de vulnerabilidade para você se atentar em 2022.

Falhas de segurança

A segurança é um dos pontos mais críticos de TI e, muito frequentemente, negligenciada. Não é incomum a administração de uma empresa achar que “está bom” do jeito que está e deixar vários pontos de vulnerabilidade que não são necessariamente óbvios, mas estão abertos para serem explorados.

Problemas com a segurança de TI podem afetar as finanças e imagem de uma empresa, causando prejuízos que irão demandar muito tempo e investimento para serem reparados.

Para que a segurança esteja “em dia” é necessário que a empresa tenha uma política atualizada, firewall, controle de acesso, criptografia, monitoramento de redes, rotinas de backup, entre outros.

Por isso, é muito importante que uma empresa entenda a importância de investir adequadamente no setor de TI.

Backups inadequados

Vamos pensar em um problema pequeno, uma simples foto. Enquanto as consequências da perda da mesma são pequenas, certamente causa sentimentos negativos quando acontece. E uma boa parcela da população já passou pela situação de perder uma foto ou algum arquivo qualquer devido a problemas com o computador.

Agora, vamos escalar isso para uma empresa, que tem em seus servidores todas as operações financeiras que ela realiza, assim como todo fluxo de trabalho de todos os funcionários. Imagine agora, que essa empresa não faz backups e um acidente acaba por danificar as unidades de armazenamento.

Quando essa empresa irá conseguir retomar novamente suas atividades?

A estratégia adequada de backups garante que numa eventualidade a empresa tenha um ponto de retorno seguro e ágil para seus dados, retomando suas atividades com o menor prejuízo possível.

Esse fator é essencial para qualquer pessoa ou companhia que tenha informações valiosas armazenadas em seus computadores.

Como estratégia, o ideal é ter o backup em nuvem, ou seja, longe da localização física da empresa, o que adiciona uma camada extra de segurança contra problemas que possam ocorrer in loco, como um incêndio, por exemplo.

Out of date

“Fora da data” ou “Desatualizado”. Como já mencionamos, a tecnologia está sempre evoluindo e equipamentos que antes eram topo de linha e seguros, começam a ficar defasados e com várias vulnerabilidades.

Isso é verdade tanto para equipamentos físicos (Hardwares) como para os digitais (Softwares). Por isso, é imprescindível que a empresa tenha consciência do prazo obsolescência de seus equipamentos e esteja preparada para fazer as atualizações necessárias.

Os bons e velhos updates do Windows, por exemplo, não existem por acaso. Eles são necessários para reparar falhas do sistema operacional e evitar que o usuário fique vulnerável contra ameaças.

O mesmo princípio se aplica a todo equipamento físico e software utilizado por companhias, eles irão, ao longo do tempo, receber as atualizações necessárias para manter a integridade, eficiência e segurança, porém, sua vida útil não é eterna e novas versões irão chegar ao mercado, sinalizando que o antigo deve ser substituído.

Consultoria de TI

O mundo da TI é grande e absurdamente complexo, com diversas ramificações, o que impossibilita que um único profissional tenha todo o conhecimento necessário para realizar todas as tarefas cruciais e lidar com todas as emergências possíveis de uma companhia.

Mesmo algumas equipes de TI não serão capazes de conter todas as possibilidades de problemas que uma empresa pode passar.

Nesse ponto, as consultorias de TI apresentam uma vantagem significativa ao empresário, uma vez que possuem um grande número de profissionais capacitados e acesso rápido ao conhecimento necessário para atender às necessidades do cliente.

A consultoria é uma rede de segurança crucial para que empresas não sejam pegas desprevenidas em um momento de necessidade ou emergência.

Por isso, se você procura a equipe ideal para a sua empresa, entre em contato com a Telium e nos conte mais sobre suas necessidades!

 

 

Nuvem de tags