O que uma Startup pode fazer para melhorar a qualidade de um serviço VoIP?

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 02:36

A telefonia VoIP permite que as startups se comuniquem pela internet, gerando transmissão e recebimento rápido de informações, o que é essencial para sobreviver em um mercado globalmente competitivo. No entanto, ao fazer uso da web, surgem desafios para manter a qualidade de áudio, os quais podem comprometer as relações com clientes e fornecedores.

A qualidade da chamada VoIP é sempre uma consideração importante para quem procura utilizar um sistema de telefonia eficiente nos negócios. Se uma chamada sofre com eco, cortes, atrasos ou interrupções, ela pode resultar em pequenos aborrecimentos ou, até mesmo, na perda de grandes oportunidades.

A telefonia VoIP é uma grande aliada das startups, pois oferece recursos e ferramentas apropriadas ao estilo do negócio, como velocidade, escalabilidade, mobilidade e outras vantagens. No entanto, se alguma configuração não estiver de acordo, o serviço será prejudicado.

Na maioria das vezes, a culpa não é da operadora VoIP, e o próprio administrador de rede da empresa pode implementar soluções para garantir que esses problemas não ocorram.

Quer saber quais são elas? Então leia este post e saiba o que fazer para melhorar a qualidade de chamada VoIP na sua startup!

1. Evite o atraso no envio e recebimento de dados

Essencialmente, os dados de voz são enviados por meio da sua rede de internet em pacotes de dados organizados em ordem cronológica. O congestionamento da rede, o enfileiramento incorreto ou os erros de configuração podem causar atrasos na forma como esses pacotes são organizados e enviados ou recebidos.

Para solucionar o problema, utilize um cabo de rede Ethernet categoria 6 (CAT6). O fornecedor de telefonia VoIP pode ter disponibilizado um cabo de Categoria 5 (CAT5) de geração anterior, que só suporta cerca de 125 MHz, enquanto os cabos CAT6 podem transmitir dados em cerca de 250 MHz. Para pequenos problemas de VoIP, essa solução deve ser suficiente.

2. Tenha um bom plano de internet banda larga

A maioria das startups trabalha ininterruptamente pela internet. Aliás, muitas delas são totalmente estruturadas na web. Nesse caso, o uso da banda larga é intensivo e, ao utilizar os serviços de telefonia VoIP, a disputa será grande por velocidade de conexão.

Para evitar problemas de chamadas, o ideal é que testar a velocidade da sua banda larga atual e consultar junto à operadora se o que se tem disponível é suficiente para ter um bom serviço de telefonia VoIP. Caso não seja, migre para outro plano que ofereça um pacote de dados maior.

3. Elimine ruídos e repetições de áudio

O eco é um dos principais problemas de chamadas VoIP. Ocorre quando os usuários ouvem as vozes repetidas, atrapalhando a comunicação. Em muitos casos, o eco é um sintoma de feedback acústico do telefone que você está usando.

Acontece assim: a sua voz viaja pelo sistema para a outra parte e o alto-falante do outro lado emite o som no ambiente. Então, o microfone do telefone do usuário capta esse som e retransmite de volta para você.

Felizmente, este problema é fácil de resolver. Basta diminuir os volumes dos microfones e caixas de som de ambos os lados. Assim, o equipamento não capta mais fragmentos de conversação que saem dos alto-falantes. Você também pode usar fones de ouvido para resolver esse problema instantaneamente.

4. Monitore e gerencie o tráfego de rede

Nos casos em que a velocidade da internet não é suficiente, você pode reduzir o uso da banda larga por meio de algumas ações simples nas operações comerciais diárias. Veja as principais abaixo:

  • programe backups automáticos e transferências de arquivos para horários noturnos ou de fim de expediente;

  • reduza o número de sistemas e gadgets que são executados automaticamente ao ligar os computadores;

  • a startup pode também liberar largura de banda reduzindo as chamadas simultâneas;

  • pause downloads sempre que alguém precisar usar o VoIP.

Para reduzir de forma mais abrangente o uso da banda larga e aumentar a velocidade de VoIP, considere executar testes de velocidade de rede regularmente em cada um dos computadores. Isso permitirá que você acompanhe as mudanças no uso da internet e identifique as partes do dia em que a startup usa a maior largura de banda.

Você pode, então, dedicar as partes do dia em que o pico é mais baixo para realizar algumas chamadas mais simples.

5. Acabe com o áudio cortado

O corte na ligação é outro problema comum que afeta a qualidade de chamadas VoIP. Isso acontece quando o áudio da ligação é emendado, parecendo que a conversa está chegando a aglomerados não conectados. Isso pode dificultar severamente o fluxo de uma chamada.

Uma possível causa para isso é a configuração do firewall. Com a ajuda da operadora VoIP, configure o firewall da sua startup para solucionar esse problema. Caso não resolva, a operadora deve te auxiliar na identificação das causas e propor soluções mais eficientes e definitivas.

6. Tenha um roteador VoIP

Não permita que o roteador padrão de internet seja utilizado para transmitir as chamadas VoIP da startup. Você deve ter um roteador próprio para priorizar o tráfego das ligações. Esses equipamentos não são caros e podem resolver grande parte dos problemas de qualidade dos serviços de telefonia VoIP na empresa. Para isso, verifique dois pontos essenciais:

  • é importante que o roteador suporte o SIP (Session Initiation Protocol) para ajudar a fornecer dados de forma confiável entre os usuários conectados em uma chamada;

  • também é necessário suporte de LAN virtual (VLAN) para agrupar e concentrar os dados onde a latência é menor.

7. Reduza a interferência

Telefones com frequência de GHz mais altas tendem a produzir interferências nas ligações. Provavelmente, o aparelho VoIP utilizado na sua startup é executado em 2,4 GHz. Se for mais alto do que isso (5,8 GHz, por exemplo), poderá sofrer interferências.

Verifique a frequência em que o aparelho da empresa funciona. Se for um telefone de 5,8 GHz, mude para um aparelho que funcione em 2,4 GHz.

A utilização de cabos DECT (Digital European Cordless Telecommunications) também é preferível, já que o Wi-Fi é vulnerável à interferência de outros dispositivos e apresenta problemas para manter uma conexão consistente no mesmo ambiente que eles.

Todas essas ações podem ser executadas pelo próprio responsável pelas comunicações da startup e certamente vão melhorar os serviços VoIP. Então, não perca mais tempo e dinheiro; melhore ainda hoje a qualidade das chamadas VoIP na sua empresa!

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