O que é SD-Wan?

Autor: Telium Networks
Publicação: 17/12/2020 às 10:18

Quem vive o mercado empresarial sabe da importância das redes e do impacto financeiro e operacional que eficiência e agilidade podem ter na hora de fechar o balanço.

O SD-WAN é uma tecnologia de implantação de rede que está ganhando um grande espaço no mercado justamente pela otimização desses dois critérios: eficiência e agilidade.

A opção está avançando tão rápido que a Gartner, companhia líder em pesquisa e consultoria, projetou que durante o ano de 2020 pelo menos 50% das infraestruturas WAN serão baseadas em SD-WAN.

 

O que é WAN?

O jeito mais fácil de explicar o assunto é uma comparação bem simples com uma tecnologia que foi incrivelmente popular nos anos 2000, a LAN.

Muita gente deve se lembrar de utilizar ou já haver utilizado os serviços de uma LAN House, aonde vários computadores estão interligados entre si de maneira local.

O termo LAN, significa Local Area Network ou Rede Local de Computadores, e como o termo define, é uma rede local, que pode ser facilmente configurada com alguns cabos e um roteador.

No caso da WAN, temos o sentido oposto, Wide Area Network, ou seja, Rede Ampla.

A WAN serve para conexões de grande extensão, como complexos empresariais e universidades por exemplo.

 

Quais as vantagens da WAN?

Além da supracitada vantagem de alcance, a WAN possui uma qualidade de sinal, rapidez e segurança.

Para instalar uma rede WAN é necessário utilizar a porta WAN do roteador e configurar os protocolos de acesso e segurança.

O serviço é tão utilizado pelo mercado coorporativo que existem diversas empresas especializadas na implementação do serviço.

 

Quais as desvantagens da WAN?

Com o grande aumento na demanda de rede, grandes empresas exigem que a conectividade seja confiável e dimensionável.

Apesar da WAN ser confiável, os SLAs restritivos, disponibilidade geográfica e longos prazos de instalação não fazem a tecnologia ser muito dimensionável, limitando a escalabilidade operacional.

Para resolver o problema de escalabilidade, algumas tecnologias costumam ser utilizadas, um desses exemplos sendo a VPN, que já discutimos algumas vezes aqui no Blog.

A outra solução que está influenciando o mercado é a SD WAN.

 

O que é SD-WAN?

Software Defined Wide Area Network ou WAN definida por software.

A tecnologia utiliza um software específico para simplificar a entrega de serviços WAN para suas filiais.

Isso permite que os gerentes de TI e negócios entreguem conectividade baseada na internet para seus usuários.

Os benefícios de onipresença, alta largura de banda e baixo custo fazem a operação em SD-WAN trazer grandes vantagens operacionais.

 

Benefícios do SD-WAN

Ao eliminar as penalidades dos modelos tradicionais, aproveitando a própria internet para fornecer conexão segura e de alto desempenho da filial para a nuvem, a SD-WAN entrega uma experiência refinada aos usuários que pode perceber a melhoria de desempenho de navegação.

Economia também é um ponto de grande interesse, trazendo vantagens da conectividade WAN ao preço de internet, sendo rápida, fácil e segura de implementar.

Por simplificar a implantação, há também uma simplificação no gerenciamento, o que elimina a necessidade de pessoal altamente especializado para o atendimento de filiais.

 

Desvantagens

Assim como todas as outras tecnologias, a SD-WAN não é uma solução perfeita.

Nós adoraríamos falar que ela é de fato a solução final, mas isso seria impossível.

Para começar, tecnologias de TI são extremamente ligadas às necessidades empresariais, o que faz com que cada empresa exija uma análise sobre quais as melhores opções para que ela possa operar da maneira mais eficiente.

As desvantagens da tecnologia, porém, são pequenas.

A primeira é a dependência de aplicação, que faz com que todo tráfego precise ser roteado através de uma aplicação SD-WAN para transitar pela WAN empresarial.

A segunda é a segurança, uma vez que a tecnologia em si é uma solução de rede, e é necessário a implementação de medidas de segurança para que se possa utilizar todos os benefícios sem que a segurança seja comprometida.

 

SD-WAN é para mim?

Como explicamos anteriormente, a solução ideal depende da empresa e enquanto a SD-WAN pode encaixar perfeitamente para o seu negócio, em outros, algumas soluções podem ser mais interessantes.

A melhor maneira de saber qual o melhor para o seu negócio, é entrar em contato com a TELIUM e conversar com a nossa equipe especializada sobre as necessidades da sua empresa!


Se já foi falado precisamos colocar o link do blog