O monitoramento de redes pode impactar em melhores resultados: saiba mais

Autor: Telium Networks
Publicação: 12/03/2019 às 09:01

Quanto mais empresas de todos os setores dependem da tecnologia e principalmente da internet para serem produtivas e eficientes, mais o monitoramento de redes se torna o foco da preocupação da TI.

Por isso, decidimos dedicar este post para discutir o que isso significa para seus investimentos, como uma ajuda especializada pode facilitar seu trabalho e por que a Telium é a melhor opção para a sua empresa. Confira!

Definindo o monitoramento de redes

Podemos começar deixando claro o que é o monitoramento de redes e como ele é feito dentro de uma empresa. Assim, a partir daqui, você consegue focar melhor suas pesquisas em opções que entregam a solução que você precisa.

Esse monitoramento nada mais é do que a utilização de ferramentas, geralmente automatizadas, para acompanhar a performance de uma rede, seja LAN, Rede Local ou a conexão com a internet.

A ideia, portanto, é garantir um fluxo de dados o mais constante possível e disponível durante o máximo de tempo. Nesse sentido, o monitoramento se divide em proativo e reativo:

  • no acompanhamento proativo, a equipe de TI observa o sistema em busca de anomalias ou indícios de inconformidades tentando se antecipar a qualquer problema;
  • no acompanhamento reativo, a TI elabora um protocolo pré-definido de ação para identificar a origem de um problema e buscar uma solução o mais rápido possível.

Na maioria das vezes, as anomalias encontradas são: dificuldade de acesso, lentidão no uso de ferramentas online, indisponibilidade de sistemas ou processos, etc.

É o tipo de mal funcionamento de rede que impacta direta e indiretamente na rotina de uma empresa. Por isso, é da TI a responsabilidade de garantir a produtividade de todos os departamentos.

Entendendo a importância do monitoramento de redes

E não estamos exagerando no papel que a TI tem para toda a empresa, ainda mais no meio de nossa transição como mercado para a transformação digital.

Hoje, uma boa rede é a teia que abraça todos os aspectos de um negócio:

  • a cloud computing oferece o uso de ferramentas e SaaS que permitem uma gestão simplificada e mais capaz de se adaptar a tendências de mercado;
  • a capacidade de servidores remotos é o que garante a entrega e o atendimento de produtos e serviços aos clientes de forma eficaz e satisfatória;
  • o uso da rede e da internet para o armazenamento de dados torna a empresa mais colaborativa e libera a produtividade de todos os departamentos de seus limites físicos dentro do escritório.

Esses são apenas os exemplos mais aparentes do que um bom link de internet aliado ao bom gerenciamento da Rede Local pode trazer para um negócio. Veja outros pontos:

Economia

Seja tempo ou recurso financeiro, uma rede de alta performance dá menos trabalho para gerenciar e menos problemas para resolver ao longo de uma rotina corporativa. O resultado disso é uma economia dos esforços da equipe de TI e no orçamento.

Segurança

Um monitoramento de qualidade na rede não é importante apenas para seu funcionamento geral, mas também para identificar possíveis brechas e ameaças ao seu sistema.

Esse monitoramento ajuda em duas pontas: primeiro, dá à sua equipe ferramentas para identificar e corrigir o que pode vir a ser um problema no futuro; por outro lado, permite a notificação imediata e ações rápidas quando o sistema for comprometido.

Produtividade

Uma rede bem monitorada resulta em maior performance do sistema e menos downtime. Em um cenário no qual a nuvem e a rede se tornam diretamente responsáveis pela produtividade, quanto mais disponível estiver a infraestrutura da TI para os outros departamentos, melhor.

E essa importância, no fim, não é apenas para as vantagens que uma rede de alta performance traz para o seu negócio. É também uma questão de ficar atrás da concorrência em um mercado cada vez mais rápido e competitivo.

Cuida da sua infraestrutura, monitore a sua rede de forma eficiente, exija o melhor serviço e você garante fôlego para essa corrida.

Descobrindo como a Telium pode ajudar nesse processo

Ter uma ajuda especializada é importante para o monitoramento de rede em vários momentos: desde a contratação de serviços e recursos, passando pela elaboração de um plano de ação em curto, médio e longo prazo até os processos de acompanhamento de fato.

A Telium tem tudo o que você precisa para garantir o sucesso nesse gerenciamento da sua TI, abraçando todas as suas necessidades, como:

Link Dedicado

Oferecemos links dedicados de internet para o mercado corporativo, com banda 100% garantida e infraestrutura própria. Essa é uma forma de dar estabilidade e alto desempenho desde a construção de um sistema empresarial, incluindo já o monitoramento e facilitando esse processo.

VPN

Para dar ainda mais controle ao monitoramento e mais segurança, oferecemos também um serviço exclusivo de VPN gerenciada. A conexão privada garante a estabilidade e facilita muito a identificação de qualquer problema de performance no uso rotineiro do sistema.

Outras ofertas

Além disso, nossos serviços de ColocationPABX-IP e Cloud podem criar juntos um ecossistema de rede focado em performance, disponibilidade e monitoramento completo. É uma forma de conseguir a complexidade eficiente de uma rede corporativa com a simplicidade no seu gerenciamento.

A Telium tem um sistema de monitoramento em tempo real, no qual identificamos falhas de comunicação entre a Ponta A (Telium)  e Ponta B (Cliente) antes mesmo do próprio cliente perceber.

Com isso, podemos oferecer um atendimento diferenciado e mostrar que estamos sempre à frente e melhorando a qualidade do nosso serviço e a nossa tecnologia.

Todo o monitoramento e o resultado que a Telium se compromete a entregar ao cliente só é possível se os técnicos forem bem treinados e capacitados para tal função. Hoje, trabalhamos no NOC a cultura da Descentralização da Informação, fazendo com que todos trabalhem com um único objetivo, a satisfação do cliente.

Todos se ajudam e se comprometem. Para que isso aconteça, foi criado um projeto de Bonificação por mérito e pelo desempenho.  Isso faz com que o técnico esteja sempre motivado em buscar a excelência profissional no seu sistema e progredir almejando sempre melhorar seu desempenho.

Resumindo, estes são os pilares da Telium: atendimento diferenciado, tecnologia de ponta, proatividade e antecipação das falhas identificadas. Para o monitoramento de redes, é o tipo de solução que vai impulsionar a sua TI.

Que tal, então, entrar em contato conosco? Entre no nosso site e conheça os serviços da Telium!