Habilidades profissionais que um profissional de tecnologia precisa

Autor: Telium Networks
Publicação: 31/03/2022 às 11:00

O mercado de tecnologia é amplo e cheio de oportunidades, não é surpresa o grande interesse de entrar ou migrar para o setor. Para isso, um conjunto de habilidades é requisitada pelos empregadores que buscam pessoas capacitadas para suas empresas.

Se você está buscando oportunidades nessa área, continue este artigo para descobrir quais habilidades você já possui e quais você ainda precisa desenvolver!

Conhecimento técnico

Requisito universal em qualquer ramo de trabalho, saber o que você está fazendo é imperativo! Nesse caso, você deve determinar a área que você deseja atuar e se capacitar de acordo.

Por exemplo, se você deseja ser um desenvolvedor, habilidades de lógica e conhecimento de linguagens se programação serão essenciais na sua atividade. Se por outro lado você deseja trabalhar com infraestrutura, conhecimentos de redes e segurança serão requisitados de você.

Uma dica neste quesito é buscar comunidades de profissionais em redes sociais e conversar com pessoas mais experientes que possam te orientar sobre qual o melhor caminho de aprendizado para o que você deseja!

Softskills

Softskills são habilidades “não técnicas” desejadas pelo mercado. Capacidade de liderança, inteligência emocional e comunicação são exemplos muito desejados por recrutadores das mais diversas empresas.

Essas habilidades garantem que além de um profissional técnico, as empresas tenham uma pessoa com capacidade de crescimento interno e que possa assumir papéis cada vez mais importantes. Não é à toa que a pauta ganhou muita popularidade nos últimos anos.

Recentemente publicamos um artigo totalmente dedicado às softskills que o mercado de tecnologia procura, por isso, se quiser entender um pouco melhor esse tema, clique aqui.

Idiomas

Outro requisito constante nos curriculums é o conhecimento de idiomas estrangeiros, começando pelo inglês. O mundo está cada vez mais globalizado e boa parte das empresas possui atuação multinacional, fazendo com que o conhecimento de outros idiomas acrescente muito ao seu apelo profissional.

Mesmo os programadores mais técnicos têm que lidar com times internacionais em trabalhos conjuntos, o que faz a necessidade de comunicação em outros idiomas, especialmente o inglês, fundamental.

Diferenciais

Por fim, dominar a sua área, ter um ótimo conjunto de softskills e domínio de idiomas estrangeiros irá te render uma ótima posição no mercado, porém, consegui o seu emprego dos sonhos pode depender de um último fator: os diferenciais.

É difícil fazer uma lista compreensiva de diferenciais, pois cada vaga e cada empregador é único neste aspecto. Aqui, vale buscar habilidades que complementem a sua área de modo que você possa interagir com diferentes setores com maior facilidade.

Ter algum diferencial no seu curriculum irá certamente atrair os olhos dos recrutadores mais exigentes!