Firewall – Novas opções em 2021?

Autor: Telium Networks
Publicação: 15/04/2021 às 10:30

Não faz tanto tempo assim que chegamos ao ponto em que é quase impossível nos dissociarmos do universo digital. Podemos dizer que além da vida real, a maioria das pessoas e quase todos os negócios possuem, também, uma vida virtual. E essa existência não é livre de ameaças.

Assim como os sistemas biológicos, os sistemas de informática possuem suas vulnerabilidades e aqueles determinados a explorá-las. Não sendo coincidência que segurança e proteção são assuntos sempre relevantes.

Não é sem motivo que “as definições de vírus” estão sempre sendo atualizadas. Ameaças novas surgem diariamente e as contramedidas tem que acompanhar.

 

Firewalls

Firewalls são sistemas de proteção, feitos por software ou hardware, que aplicam políticas de segurança em um determinado ponto da rede. Simplificando, seria como um pedágio que possui regras para evitar que carros de determinada cor, final de placa ou origem sigam viagem.

Ao analisar os pacotes de dados que chegam, o firewall irá impor as regras estabelecidas e evitar que qualquer pacote, que não esteja dentro dos seus critérios, acesse a rede.

 

Next Generation Firewalls

Infelizmente, ameaças digitais estão em constante evolução e as barreiras de proteção têm que as acompanhar rigorosamente, de forma a não deixar sistemas vulneráveis. Os NGFWs são o próximo passo na evolução de seguranças, uma vez que, além de os recursos naturais do firewall, possuem capacidade de inspeção profunda.

Isso se traduz na habilidade de identificar ataques, malware e outras ameaças, disponibilizando para organizações a inspeção de SSL, application control, intrusion prevention e visibilidade avançada de toda a superfície de ataque.

Outro ponto chave para o NGFWs, é a capacidade de evoluir e atuar em grande escala, fato que deixa as antigas tecnologias de FWs obsoletas rapidamente.

A Telium, por exemplo, utiliza a tecnologia Fortinet, que produz sistemas de segurança avançados e garantem a melhor segurança de nossos parceiros.

 

Tendências de segurança e ameaças

Para o ano de 2021 e também os próximos, existem diversas tendências em TI e, principalmente, segurança que devemos nos atentar:

 

  1. Ameaças de Cloud: a rápida expansão do home office em 2020 gerou um aumento considerável do uso de serviços de cloud, porém, a adesão acelerada ao serviço traz problemas e desafios de segurança, exigindo cuidados das empresas e do usuário;
  2.  Inteligência Artificial: o uso de I.A está cada vez mais difundido no mercado e o acesso ao conhecimento sobre o assunto é relativamente fácil, o que implica no aumento do uso da tecnologia tanto por cibercriminosos como especialistas em segurança;
  3.  Autenticação: métodos como o 2 factor autentification aumentaram consideravelmente nos últimos anos e a tendência é que novas tecnologias de proteção semelhantes continuem aparecendo;
  4. Privacidade: a legislação tenta acompanhar as mudanças na internet e a LGPD é um marco na proteção e regulamentação da privacidade dentro da web;
  5. NGFWs: por fim, uma das maiores tendências para a contenção de novas ameaças é a utilização dos Next Generation Firewalls.

 

É necessário?

Algumas pessoas podem se perguntar se é necessário fazer grandes investimentos em segurança. A resposta, nesse caso, é sim. Para entender a relevância da proteção, basta observar os grandes danos sofridos por grandes empresas devido ao vazamento de informações.

É por isso que a Telium opera com os melhores fornecedores de tecnologia de firewall, de modo a garantir a segurança e tranquilidade dos nossos clientes.