Estão faltando desenvolvedores no Brasil?

Autor: Telium Networks
Publicação: 13/01/2023 às 11:00

É bem possível que você já tenha ouvido falar que um dos mercados de trabalho mais promissores para quem procura uma vaga é o da Tecnologia da Informação, mas você já parou para pensar as razões que fazem essa área ter tanto potencial para empregabilidade?

A principal resposta para essa pergunta é muito simples, falta mão-de-obra qualificada, e esse é um “problema” para os empregadores, e solução para quem busca uma oportunidade, que vai durar ainda por alguns anos. De acordo com informações da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais - BRASSCOM, entre 2021 e 2025 serão criados quase 800 mil postos de trabalho na área no país. Entretanto, o Brasil forma apenas 53 mil profissionais por ano na área, o que em pouco tempo vai resultar em um déficit de quase 540 mil trabalhadores.

O resultado é que com profissionais cada vez mais disputados, os salários tendem a subir e quem apostar na área tem tudo para ser muito bem recompensado.

Mas afinal, o que faz com que ainda faltem desenvolvedores no Brasil?

Uma das principais razões para que as pessoas evitem eleger ou migrar para a área é a resistência à tecnologia. O medo do novo, do diferente e da fama que a computação tem, acaba afastando pessoas que teriam o potencial para atuar na área.

Isso também se relaciona com a falta de acesso que a grande maioria da população tem em relação à tecnologia e ao universo da computação. Para se tornar um desenvolvedor é preciso uma base razoável que permita avançar nos conhecimentos do setor.

Para os desenvolvedores já estabelecidos, uma questão que pesa também é a concorrência do mercado internacional. Apesar da promessa de uma melhora no setor para os próximos anos, ainda está fora da realidade do país para as empresas, disputar com as ofertas de vagas que pagam em Euro ou em Dólar, por essa razão, muitos profissionais optam por viver fora do país, ou mesmo prestar serviços que pagam em moeda estrangeira.

De carona com a questão da atratividade financeira do setor no exterior, os desenvolvedores já estabelecidos na área enxergam o mercado de fora como sendo mais atraentes pelos projetos profissionais. Europa e Estados Unidos acabam tendo as empresas melhor posicionadas no mercado com oportunidades para trabalhar em ambientes mais dinâmicos, inovadores e estimulantes profissionalmente.

Há aí um espaço tanto para os que almejam uma vaga no setor como para as empresas que buscam ganhar competitividade.

Onde conseguir uma oportunidade como desenvolvedor

Atualmente no Brasil, as áreas que mais demandam desenvolvedores capacitados são o e-commerce, o desenvolvimento de apps para celulares, tablets e outros dispositivos, a análise de dados e big data, e a segurança da informação.

O e-commerce por seu crescimento exponencial nos últimos anos, o mercado de apps pela popularização dos smartphones e outros dispositivos móveis, a análise de dados que é considerada nos últimos anos como a “mina de ouro” do mundo dos negócios e a segurança da informação que permite com que todo esse ambiente funcione da maneira adequada com o menor número de contratempos possível.