Escalabilidade e os projetos de internet.

Autor: Telium Networks
Publicação: 17/06/2022 às 11:00

Escalabilidade. Uma palavra constante no vocabulário de muitos empresários, do micro ao mega.

O termo refere-se, basicamente, à capacidade que uma atividade ou função tem de crescer e se desenvolver. Por isso, é muito comum falar na “capacidade de escala” em um negócio.

Nas áreas de telecomunicações, infraestrutura de tecnologia da informação e engenharia de softwares, o termo tem um significado semelhante, porém, com algumas características e requerimentos específicos.

Escalabilidade em T.I

Na área de tecnologia a escalabilidade refere-se diretamente à capacidade de manipular o trabalho de forma crescente e uniforme ou em como ele está preparado para este crescimento.

Por exemplo, a capacidade de um hardware absorver cargas maiores de trabalho sem a necessidade de troca constante de equipamentos. Sendo essa, uma característica muito desejável em qualquer projeto de tecnologia.

O desafio, nesse caso, é definir quais os parâmetros devem possuir escalabilidade de modo que a empresa possa implementar o projeto de forma eficiente e consciente dos pontos cruciais que serão expandidos ao longo do tempo de operação e se, e quando, será necessário upgrade de sistemas.

Mensurando escalabilidade

Por ser um tema um tanto complexo, existem diversas formas de se medir a escalabilidade de um projeto, cada uma delas com um propósito específico.

-Carga – Capacidade de um sistema distribuído expandir e utilizar seus recursos para acomodar demandas, sejam elas altas ou baixas;

-Geográfica – Capacidade de um sistema manter sua utilidade e desempenho independentemente dos pontos geográficos que compõem sua extensão e de como são utilizados seus recursos, sendo um parâmetro especialmente importante em tempos de home office;

-Administrativa – Capacidade de um sistema ser facilmente utilizado e gerenciado independentemente da variação de informações que diferentes organizações necessitem compartilhar nele.

Entender esses fatores determinam o planejamento tecnológico do sistema de uma empresa e como ele será gerenciado pela equipe T.I.

Escalabilidade Vertical e Horizontal

Quando vamos escalar um sistema efetivamente, precisamos entender quais os recursos que serão adicionados e de que forma. Por isso, temos dois protocolos distintos do que se deve fazer.

Horizontal – No modelo horizontal, adiciona-se um novo nó ao sistema. Por exemplo, em uma rede de computadores, um novo computador é adicionado.

Vertical – No modelo vertical, adiciona-se mais recursos à um nó já existente. Por exemplo, colocar mais memória RAM, HD ou recursos gráficos em um computador já integrado ao sistema.

Escalabilidade em projetos de internet

Para projetos online, a escalabilidade pode funcionar de maneira um pouco diferente para o usuário que opta por contratar serviços de hospedagem, uma vez que a determinação de recursos e outros fatores que foram discutidos aqui estarão a cargo da empresa que fornece o serviço de host, enquanto o usuário deve apenas determinar o volume de computação que necessita para atender os seus projetos.

Nesse caso, o principal cuidado que essa pessoa (ou empresa) deve ter está no contrato e em como ele permite a escalabilidade do projeto e até onde isso é possível, uma vez que trocar fornecedores pode ser um problema complexo de se resolver em tempo hábil.

Do outro lado, empresas que fornecem diretamente hospedagem ou serviços digitais que exijam tráfego constante de usuários, devem produzir um relatório detalhado do volume esperado e uma projeção para os próximos meses (ou anos) de serviço, para então desenvolver uma rede que comporte o fluxo imediato e possua margem de escala para as próximas etapas.

Serviços cruciais

Alguns dos serviços cruciais aqueles que exigem escala já são bem conhecidos pelos nossos leitores, uma vez que nosso portfólio de produtos e serviços é desenvolvido criteriosamente para atender às demandas dos nossos clientes ao curto, médio e longo prazo.

 

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