DDOS – conheça uma das ameaças mais constantes da internet.

Autor: Telium Networks
Publicação: 23/07/2021 às 11:00

Distributed Denial of Service, ou DDOS para os íntimos. A prática maliciosa é relativamente comum no ambiente virtual, no entanto, o público que sofre com esse problema, geralmente, não sabe o que está ocorrendo.

Vamos explicar de maneira simples, para que você possa entender o que é, o que está acontecendo, como combater e como se prevenir de ataques DDOS.

O que é o DDOS?

Em português, referido como “Ataque de Negação de Serviço”, é uma forma de lotar servidores e impedir que um serviço digital seja fornecido adequadamente.

Para entender, vamos fazer uma analogia com um bar.

Imagine um bar, com 3 atendentes no balcão, cada um com capacidade de atender rapidamente 10 clientes ao mesmo tempo. O bar, com capacidade para até 30, em caso de lotação, conseguiria atender todas as pessoas sem maiores problemas.

Agora, imagina que um grupo de cerca de 200 pessoas, resolve ir neste bar e começar a realizar pedidos repetidamente, apenas para atrapalhar os clientes regulares. Os atendentes ficariam rapidamente ocupados com esses pedidos e incapazes de atender os clientes verdadeiros, que teriam seu serviço negado.

O DDOS funciona de maneira muito semelhante, de forma que um grupo malicioso utiliza um ataque coordenado de solicitações impedindo que um servidor consiga atender as solicitações verdadeiras, negando o serviço aos usuários.

Quando você acessa um serviço que está sob ataques de DDOS, você notará lentidão extrema, travamentos e até mesmo a queda total do serviço.

Por que o DDOS ocorre?

Os motivos por trás dos ataques de DDOS são geralmente maliciosos, visando derrubar um servidor e causar problemas para o alvo. Existem diversas razões para esses hackers tomarem esse tipo de atitude, podendo ser por razões políticas, vingança, motivação pessoal ou apenas para rir às custas dos outros.

Por que alguém sofre com o DDOS?

Existem vários motivos pelos quais uma empresa pode ter problema com DDOS, a maioria deles está relacionado a brechas de segurança, falta de monitoramento ou baixa capacidade do servidor.

Como evitar DDOS?

Não é realmente possível evitar que alguém tente fazer ataques de DDOS, mas existem formas de não sofrer danos com eles.

A primeira e mais básica solução é possuir um servidor robusto. Uma vez que o servidor consiga absorver a quantidade de acessos, não será possível derrubá-lo e consequentemente os usuários normais não irão nem perceber que o servidor estava sob ataque. Mas mesmo assim, pode não ser o suficiente dependendo da volumetria de ataque.

Em seguida temos os protocolos de segurança que visam evitar que esses acessos coordenados ocorram e sobrecarreguem o servidor. Para isso, é necessário um ótimo serviço de assistência e monitoramento que seja capaz de identificar quais os pontos sensíveis à serem melhorados e evitar que ataques DDOS prejudiquem o sistema.

Justamente por isso que a Telium está lançando como novidade no mercado o nosso novo produto: Anti-DDOS

Além de serem avisados sobre ataques os clientes com link dedicado Telium e Anti-DDOS não sofrerá pois o ataque será mitigado e além de termos um cloud seguro em rede própria não sofrem sequer delay de navegação ou lag.

Devo me preocupar?

Sim. A maior razão para preocupação é ter uma infraestrutura defasada e pouca ou nenhuma manutenção dos protocolos de segurança da sua rede. Esses fatores podem fazer que mesmo ataques de baixa escala causem problemas consideráveis. Imagine também o risco de não investir em segurança.

Se a sua empresa mantém um investimento constante na área de TI e está com o monitoramento em dia, dificilmente você terá problemas com DDOS, somente ataques mais sofisticados e de maior escala conseguirão causar algum problema. 

 

Em caso de dúvidas sobre a situação da sua infraestrutura, fale conosco e conheça os nossos serviços de servidor, backup e monitoramento de redes!