Cursos em cibersegurança – 3 boas opções para iniciar na área.

Autor: Telium Networks
Publicação: 04/03/2022 às 11:00

 

2021 mostrou que os ataques a bancos de dados e servidores viraram tendência e grandes vazamentos de dados são notícia constante nos jornais internacionais.

Enquanto muitos estão preocupados com a situação, outros veem uma oportunidade de carreira.

Para aqueles que estão interessados em entrar na área, o primeiro passo é escolher um bom curso e começar os estudos. Por isso, separamos nossas recomendações para vocês.

0 – Nossa recomendação “0” é conhecer a língua inglesa o suficiente para conseguir ler e entender, a habilidade de conversação, apesar de recomendada, não absolutamente imprescindível, mas a compreensão é, uma vez que a maioria dos cursos e documentações que você encontrará nessa jornada estarão disponíveis somente em inglês! Por isso, nossa recomendação é começar por aplicativos como DuoLingo (grátis) ou Babel (pago), que são ótimas opções para dominar o básico!

1 – A nossa primeira recomendação oficial consiste nos cursos fornecidos pela Fortinet (sistema de firewalls usado pela própria Telium). Antes disponíveis apenas para os parceiros, os cursos de cibersegurança da Fortinet estão disponíveis gratuitamente (clique aqui) para todos!

Os cursos se dividem entre “Treinamento Profissional para Profissionais de Segurança”, “Treinamento Técnico para Profissionais de TI” e “Treinamento Conscientizado para Teletrabalhadores”.

2 – O segundo curso de cibersegurança da nossa lista é o “Certificado Profissional de Analista de Cibersegurança” da IBM. O curso profissionalizante oferece uma abordagem completa nas ferramentas de análise, habilidades de resposta a incidentes e forensics, pontos chave de compliance e experiência em primeira mão para dominar desenvolver suas habilidades.

Este curso está disponível no Coursera, com inscrições gratuitas e uma mensalidade de 50 dólares após 7 dias de teste gratuito.

3 – Nossa última recomendação é o “Cybersecurity: Managing Risk in the Information Age” da universidade de Harvard. O curso online de 8 semanas (10 horas/aula por semana) foi pensado para entregar aos alunos habilidades cruciais para desenvolver estratégias de mitigação de riscos contra ciberataques e um entendimento aprofundado dos tipos de ataques que podem ocorrer. O curso entrega um certificado da própria Universidade de Harvard e pode ser feito pela plataforma HarvardX online.

Esperamos que a nossa lista te ajude na escolha do seu próximo passo profissional ou dos seus interesses intelectuais!

 

Cibersegurança é um tema que está em alta e tende a ser parte cotidiana das nossas vidas conforme o mundo se torna cada vez mais digital!