Confira as principais tendências de TI para 2019 segundo a Gartner

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/01/2019 às 08:58

 

Gartner é uma conhecida empresa de consultoria fundada em 1979. Entre os seus trabalhos, ganham destaque no mercado as pesquisas por tendências, com informações estratégicas para os negócios de tecnologia da informação (TI) e outras áreas. Com a virada do ano, é interessante observar quais serão as principais tendências de TI em 2019.

Segundo a consultoria, a inovação será pautada por tecnologias como blockchain, computação quântica, análise aumentada e inteligência artificial (IA). Em 2018 ouvimos falar bastante desses conceitos, mas em 2019 eles devem ganhar força. Manter-se atualizado em relação às tendências é uma forma de inovar nos negócios e ter maior competitividade. Por isso, neste artigo vamos entender um pouco mais sobre o que observar em 2019. Continue a leitura e confira!

Objetos autônomos

Com o uso de IA e Internet das Coisas (IoT), a automatização de objetos ganhou notoriedade em 2018. Exemplos incluem carros, equipamentos agrícolas e robôs para realizarem tarefas sem a intervenção humana. Por exemplo, a Uber já realiza testes de carros sem motoristas para atender aos clientes.

Com o desenvolvimento dessa tecnologia, devemos ver interações mais naturais com esse tipo de equipamento em 2019. Por exemplo, drones autônomos poderão realizar tarefas mais complexas no mercado agrícola, como aplicar agroquímicos com maior precisão em áreas rurais, reduzindo custos e danos ao meio ambiente.

Análise aumentada

Seguindo a explosão do Big Data nos últimos anos, a Gartner mapeia uma terceira onda de análise de dados como tendência para 2019. De forma simplificada, a análise aumentada significa o uso de algoritmos para tirar conclusões com o uso de dados.

Segundo a Forbes, até 2020 cada pessoa gerará até 1,7 megabyte por segundo, enquanto o volume total de dados deve atingir 55 zettabyes, ou 44 trilhões de gigabytes. Com um volume tão representativo, é necessário o uso de aprendizado de máquina para a sua análise. Por essa razão, esse processo deve ser automatizado para a extração de insights mais relevantes.

Desenvolvimento com IA

Com o desenvolvimento dos algoritmos de IA, cada vez mais essa tecnologia deve ser integrada ao processo de desenvolvimento. Visando esse mercado, fornecedoras de tecnologia estão oferecendo e criando formas de integrá-la à novas aplicações sem a necessidade do envolvimento de um especialista em dados.

Como resultado, podemos esperar o uso da IA na programação de códigos para programas mais eficientes. Assim, desenvolvedores terão mais recursos de programação e a capacidade de automatizar testes para otimizar aplicações.

Gêmeos digitais

Outra das tendências de TI em 2019, os gêmeos digitais são representações fiéis de objetos reais. Por exemplo, em uma indústria um equipamento pode ser remontado digitalmente para a realização de testes e manutenção preditiva.

Com o uso de IoT, os gêmeos digitais podem melhorar a tomada de decisões ao manter objetos e as suas cópias sincronizados em um modelo robusto de monitoramento em tempo real. Em termos de negócios, a tecnologia traz maior eficiência e redução de custos com manutenção.

Borda potencializada

Diferentemente da computação em nuvem, a borda se refere ao processamento local de informações, evitando um grande tráfego de dados para a nuvem. Por exemplo, em um sistema de IoT as informações são processadas no próprio dispositivo em sincronia com o sistema. Dessa forma, reduz-se a latência do fluxo de dados e os custos em infraestrutura de rede.

Para o futuro, a Gartner prevê a potencialização dessa tecnologia com o uso de equipamentos de conexão distribuídos, de dispositivos industriais à smartphones. Segundo a consultoria, até 2028 esse processo deve ser expandido a sensores, ferramentas de armazenamento e de IA.

Tecnologias imersivas

Atualmente, novas formas de interação com a tecnologia estão em desenvolvimento. Conceitos como realidade aumentada, mista e virtual devem seguir ganhando força,com potencial de aumento de produtividade e a criação de novas experiências.

Segundo a Gartner, até 2022 70% das empresas terão aplicações com tecnologias imersivas para a interação com clientes, enquanto 25% terão aplicações para produtividade. Como exemplo, a fabricante de elevadores ThyssenKrupp já aplica realidade aumentada na manutenção de seus equipamentos com o uso do HoloLens, da Microsoft.

Blockchain

Blockchain é uma forma de distribuir informação em blocos de forma confiável e imutável. Dentro de um sistema, todas as transações são registradas simultaneamente em todas as máquinas conectadas, visíveis e acessíveis a todos os membros desse sistema. Para a Gartner, o blockchain deve ganhar novas aplicações em governos e no sistema financeiro.

Além disso, essa tecnologia deve ajudar em cadeias produtivas, melhorando o controle sobre os insumos e o seu destino com menor custo. Assim, todas as etapas do processo produtivo são registradas em tempo real, de modo que sejam facilmente rastreáveis. Até 2030 o blockchain deve gerar US$3,1 trilhão em valor de negócios.

Espaços inteligentes

Com a tecnologia cada vez mais integrada ao nosso dia a dia, o surgimento de espaços inteligentes deve se acelerar. Em seu conceito, são locais físicos ou digitais de interação entre humanos e sistemas de tecnologia. Assim, as interações devem se tornar mais naturais com o uso de IA tornando esses espaços mais colaborativos.

Um exemplo desses processos são as cidades inteligentes, onde toda a infraestrutura de negócios, residencial e industrial são conectadas a um sistema inteligente. Dessa forma, surgem formas otimizadas de gestão e também de mobilidade. No Brasil, a cidade de Itatiba, em São Paulo, já aplica a tecnologia para criar espaços inteligentes.

Ética digital e privacidade

A preocupação com a privacidade tem sido crescente com a inclusão da tecnologia em nosso cotidiano. Usuários estão tomando maior conhecimento sobre a importância da proteção e transparência de dados, exigindo maior investimento das empresas. No Brasil, a nova Lei Geral de Proteção de Dados exige que as empresas se adaptem a essa nova realidade até o fim de 2019.

Computação quântica

A computação quântica é um novo paradigma diferente daqueles que hoje conhecemos. Em seu conceito, ela utiliza conceitos de física quântica para tornar a computação mais eficiente por meio da representação de informações como partículas subatômicas — os chamados qubits. Apesar de não existirem soluções comerciais dessa tecnologia, empresas como IBM e Microsoft estão investindo em modelos viáveis para os próximos anos.

E você? Está preparado para as tendências de TI em 2019? Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com os seus colegas nas redes sociais!