Como manter um servidor seguro

Autor: Telium Networks
Publicação: 18/11/2019 às 12:00
Como manter um servidor seguro

Um servidor é, antes de qualquer coisa um computador como qualquer outro, mas que, por ter funções diferentes da maioria dos demais computadores possui uma maior capacidade de processamento e envio de informações. Em alguns casos específicos, porém, é possível que softwares especiais realizem o papel dos servidores.

 

Os servidores têm como principal função transmitir informações a outros computadores a ele conectados por meio de uma rede, os chamados clientes. Além de transmitir informações os servidores podem realizar uma série de tarefas essenciais no ambiente corporativo como o arquivamento de dados, o gerenciamento de sistemas e hierarquia de acessos e a partilha de dados e recursos de um sistema, sendo uma peça central no sistema de TI de qualquer empresa.

 

É por ser essa peça central que manter os servidores da empresa seguros e livres de ataques é vital na gestão de risco e no plano de negócios de uma companhia, mas como fazê-lo?

 

Segurança física

 

Quando falamos sobre serviços de tecnologia logo lembramos da segurança digital, os ataques de hackers, etc... e, sim, o servidor precisa estar seguro contra esse tipo de ameaça, porém é importante que não se esqueça de proteger o servidor dos perigos físicos. Em uma empresa a primeira medida que deve ser observada para manter os servidores seguros é mantê-los em uma sala isolada, o que previne acidentes, alguns deles banais como esbarrões ou derramamento de líquidos, e o roubo de informações. Apenas pessoal autorizado deve ter acesso à sala dos servidores. Em segundo lugar, o ambiente deve ser seco e ventilado para evitar o superaquecimento dos componentes dos servidores.

 

O Cloud Connect Telium

 

Uma boa opção para evitar todos os custos que envolvem a segurança física e manutenção dos servidores é a contratação de um servidor dedicado.

 

Além solucionar as preocupações com as ameaças físicas ao seu servidor, ao contratar um servidor dedicado de uma empresa especializada, sua companhia também contará com os serviços de segurança digital e o atendimento em caso de ataques ou outra emergência relacionada.

 

Uma outra vantagem ao contratar um servidor dedicado é que ele pode oferecer outras funcionalidades úteis para sua empresa. O Cloud Connect Telium, por exemplo, é um servidor em nuvem que pode ser utilizado tanto como o servidor único ou em conjunto com os demais servidores de uma companhia, além de trazer a possibilidade da contratação flexível, sendo muito conveniente para empresas que tem demandas específicas em determinados períodos do ano ou mesmo em casos de rápido crescimento de acessos e outras possíveis demandas de sistema.

 

O Cloud Connect Telium também garante a estabilidade do sistema pois trabalha em ambiente redundante, ou seja, em caso de falhas os servidores são substituídos quase que instantaneamente, diminuindo e muitas vezes até eliminando os impactos dessas quedas na produtividade da empresa.

 

Ainda em relação à segurança, o Cloud Connect Telium, possui um IP exclusivo para cada contratante, e é montado em redes privadas, protegidas por firewalls independentes, o que mantem cada contratante isolado, diminuindo os riscos de que uma invasão se alastre.