Cibersegurança – Epidemia de ataques em 2021

Autor: Telium Networks, 17/09/2021 às 11:00
Cibersegurança – Epidemia de ataques em 2021

No início de 2021, um dos maiores vazamentos de dados de que se tem registro ocorreu no Brasil. Nele, foram disponibilizados cerca de 220 milhões de CPFs individuais, contendo nome completo, foto, endereço e outras informações sensíveis.

O caso, gravíssimo, não é um acontecimento isolado e cada vez mais notícias desse tipo irão surgir nos meios de comunicação. Segundo a consultoria espanhola Indra, houve um crescimento de 75% no número de tentativas de ataques virtuais ao mesmo tempo em que 35% das empresas latino americanas e europeias reduziram seus orçamentos para segurança digital em 35%.

A consultoria espanhola ainda mostra que a maioria das grandes empresas, cerca de 80%, estão vulneráveis e que 95% das violações de segurança tem origem em negligência com cuidados digitais.

Quais são os alvos?

Enquanto a maioria das pessoas possa ser ver “longe” desses problemas, eles estão, na verdade, bem próximos de qualquer pessoa comum, incluindo você que está lendo este artigo neste momento.

Vazamentos monumentais de empresas gigantes certamente garantem boas manchetes, mas as consequências para os usuários às vezes passam despercebidas.

No fim, é o seu CPF, endereço, número de cartão de crédito ou qualquer outro conteúdo sensível que pode estar em um desses vazamentos, e a possível vítima de alguma fraude será você.

Engana-se, também, quem pensa que pequenas empresas e usuários comuns estão livres de ataques. Problemas com spywares e ransomwares são incrivelmente comuns e um clique errado de em e-mail duvidoso pode custar desde as fotos da sua formatura até quantias consideráveis de dinheiro.

Quais as soluções?

 

Usuários domésticos

Para usuários domésticos as soluções são mais simples. Cuidado ao baixar programas e abrir e-mails é fundamental para evitar invasões à sua máquina. Manter seu antivírus e firewall atualizados também é essencial para evitar problemas.

Usuários mais avançados e prevenidos podem usar programas para criptografar senhas e VPNs para mascarar sua conexão, evitando que seus acessos possam ser rastreados.

Empresas

Estruturas mais complexas exigem soluções mais complexas. Baixar um antivírus e manter os softwares atualizados, mesmo sendo tarefas absolutamente essenciais, não são suficientes para manter a infraestrutura de uma empresa segura.

Se você possui ambiente corporativo, é importante manter a segurança digital em vários níveis:

  • Treinamento: ter uma equipe de TI capacitada é fundamental para atuar de maneira eficiente durante emergências e evitar que problemas se proliferem na rede. Outro ponto fundamental é o treinamento dos usuários, para que evitem comportamentos de risco quando utilizando a equipamentos da empresa;
  •  Infraestrutura: trabalhar com equipamentos modernos evita “buracos” de segurança fáceis de serem explorados por usuários maliciosos. Hardware e Software ultrapassados podem ser vulnerabilidades consideráveis;
  •         Monitoramento de rede: identificar e eliminar falhas antes que elas ocorram é possível com serviços de monitoramento de redes eficientes. Monitoramento de rede deveria ser rotina em qualquer empresa;
  •          Firewall: um dos pontos mais importantes da segurança é a utilização de tecnologias de Next Generation Firewalls, como o FortiNet utilizado nos serviços da Telium. O Fortinet, por exemplo, trabalha com tecnologia de ponta para identificar todos os acessos requisitados e bloquear qualquer entrada maliciosa. Ele também é atualizado constantemente, se mantendo eficiente contra ameaças modernas.

Segurança não é um objetivo inalcançável e como mostrado pelas pesquisas, muitas vezes os maiores problemas têm origem em negligência.

 

Se você busca soluções confiáveis, entre em contato com a Telium e conte suas necessidades para nossos especialistas!

Nuvem de tags