BYOD – Conveniência ou risco de segurança?

Autor: Telium Networks
Publicação: 09/09/2022 às 11:00

O que é BYOD?

BYOD é a sigla em inglês das palavras Bring Your Own Device, que em tradução livre quer dizer algo como “trazer o seu próprio dispositivo”. No mundo do trabalho a expressão tem como significado a prática de possibilitar, ou mesmo incentivar, os funcionários a trabalharem com os próprios computadores, tablets, ou smartphones. Tal forma de trabalho tem se tornado razoavelmente recorrente por uma série de fatores que podem trazer mais dinamismo para a rotina, mas também acaba implicando em alguns riscos que devem ser levados em consideração para a sua adoção ou não.

Afinal, BYOD é uma boa?

Para responder a essa pergunta é importante ponderar as possíveis vantagens e desvantagens do modelo. Se por um lado o BYOD pode ajudar desburocratizar a execução de tarefas, por outro é preciso estar de olho na segurança.

Vamos a alguns pontos.

Conveniência e redução de custos – o ponto forte do BYOD

A principal vantagem para as empresas que adotam o modelo BYOD em sua rotina de trabalho é a conveniência, e uma consequente redução de custos.

Isso se dá pela menor demanda de custos da área de TI, relacionada majoritariamente a não realização de trocas de equipamentos dos colaboradores, que passam a utilizar seus próprios dispositivos.

Outro ponto que contribui para a redução de custos é que no BYOD, a empresa não tem despesas com a rede fora do local de trabalho, que também fica a cargo dos colaboradores que aderirem ao modelo remoto.

Usualmente, os funcionários se sentem mais à vontade ao trabalhar com seus próprios equipamentos, o que tende a aumentar os índices de satisfação.

Porém, tudo o que traz bônus, também apresenta seu ônus. Então quais são as desvantagens do BYOD?

De olho na segurança – vulnerabilidades do BYOD

Para que a rotina de trabalho com o modelo BYOD não sujeite a organização a vulnerabilidades indesejadas é necessário que a área de TI da companhia tenha capacidade de se adaptar ao novo cenário.

Nesse sentido, o principal desafio é remanejar as estratégias de segurança para a realidade do trabalho tanto dentro dos próprios espaços, como no regime remoto e híbrido. Uma das grandes medidas dentro dessa perspectiva é buscar a conscientização dos colaboradores em relação a técnicas e ferramentas que ajudam a elevar o nível de segurança.

Entre essas técnicas estão as ferramentas em nuvem, máquinas virtuais e VPN’s, que auxiliam as equipes especializadas a manterem um maior controle sobre as ameaças e evitar com um grau superior de rigidez as vulnerabilidades nos dispositivos dos colaboradores, que tendem a ser maiores do que nos computadores da própria organização.

O que considerar para decidir pela implementação da BYOD

Ao decidir pela implementação ou não da BYOD na rotina de trabalho de sua organização é importante levar em consideração os eventuais ganhos, ou seja, o quanto é possível reduzir de custos com a implementação, e a capacidade de sua equipe, tanto os colaboradores fim, quanto a equipe de TI, em se adaptar a esse novo cenário. O time de TI vai conseguir treinar os funcionários? Esses funcionários dispõem das ferramentas necessárias para realizar as tarefas diárias com os próprios dispositivos? São algumas das perguntas a serem consideradas nesse processo.