Backups e Firewalls – Soluções simples e eficazes

Autor: Telium Networks
Publicação: 24/12/2021 às 11:00

O HD de um computador é um componente relativamente sensível, que pode sofrer com impactos ou campos eletromagnéticos e simplesmente apagar os todos os seus dados.

Um substituto mais seguro é o SSD, que ao invés de usar componentes móveis como o HD tradicional (que utiliza discos de metal), utiliza de memória sólida, tornando-o, portanto, mais resistente contra impactos e campos eletromagnéticos. Isso, porém, não evita que sua vida útil se esgote ou problemas aconteçam, podendo, novamente, apagar todos os seus dados.

Claro, é imperativo entender que a possibilidade de um problema no hardware ocorrer não é “grande” e não irá necessariamente acontecer com o seu equipamento.

Mas, problemas físicos não são as únicas ameaças. Se você utiliza computadores há algum tempo, certamente já se deparou com um pequeno incômodo chamado “vírus”, ou, programinhas extremamente irritantes que simplesmente “aparecem” no seu computador.

Os usuários mais assíduos dos anos 2000 talvez se lembrem do famoso “As fotos da festa ficaram ótimas”, em que bastava um clique para começar a disparar o vírus com a mesma mensagem para todos os contatos do seu e-mail, Orkut, msn e facebook.

O exemplo irritante não causava danos graves, gerando mais incômodos dos problemas.

Se você acompanha nosso blog, deve ter se deparado com textos falando sobre Ramsonwares e outras ameaças, que ao contrário do vírus das “fotos ótimas”, podem causa prejuízos gigantescos se entrarem no sistema “certo”.

Além dessas ameaças, ainda temos problemas como negligência, desastres naturais e utilização maliciosa de membros da própria equipe. Aliás, esta última está entre as ameaças mais recorrentes em grandes companhias.

Enfim, pela extensa introdução você entende que, apesar das chances relativamente pequenas de cada um desses problemas te atingir, eles ocorrem e quando ocorrem, deixam um rastro considerável de danos.

Prevenção

Só existe uma maneira de evitar danos aos seus arquivos, sendo ela a prevenção. Mesmo que a recuperação de dados seja uma possibilidade, ela é extremamente difícil e os resultados não são confiáveis.

Por isso, evitar que o dano ocorra é a única forma garantida de evitar prejuízos.

Quando falamos em prevenção, existem 3 condutas específicas que podem ser realizadas para obter o melhor resultado possível, sendo elas: bom senso, back up e proteção.

Bom senso

Infelizmente, para a primeira conduta não existe softwares ou serviços específicos. Aqui vale a orientação adequada da equipe para evitar atividades de risco dentro das redes da companhia.

O ideal é que a equipe seja devidamente treinada para identificar e-mails suspeitos e confiar na equipe de TI para a utilização de softwares específicos.

Back-up

Aqui, falamos do principal serviço para a proteção dos seus dados.

Os back-ups são essenciais para que a empresa tenha um ponto de retorno seguro caso algum dano ocorra com os dados originais. Dessa forma, mesmo que unidades de HD sejam perdidas ou um ataque massivo de ransomware seja feito, será possível recuperar a maior parte dos arquivos rapidamente, evitando downtime dos serviços da empresa.

Proteção

A proteção funciona como uma barreira entre ameaças externas e o ambiente virtual da empresa. Ela não terá efeito contra danos físicos, porém, irá evitar que ataques e vírus causem danos.

Existem aqui duas frentes em que se deve atual.

Primeiro, os firewalls, que irão utilizar uma série de regras para analisar todos os pacotes de dados que entram e saem do sistema e evitar que arquivos suspeitos ou indesejados cheguem até a rede.

Depois, temos a equipe de monitoramento de redes, que irá avaliar e propor condutas para solucionar problemas antes mesmo que eles ocorram.

Qual e para quem?

Todos os serviços e condutas citadas nesse texto possuem versões empresariais e domésticas, mais avançadas ou mais simples. Com exceção ao monitoramento de rede, que não é necessário para usuários domésticos.

Existem firewalls destinados a todos os tipos de públicos e backups podem ser feitos das maneiras mais simples às mais complexas.

 

O ideal é você entender qual a sua necessidade e para isso, a Telium está sempre pronta para atendê-lo!